domingo, 11 de julho de 2010

A INTERNET E AS SUAS INFINITAS POSSIBILIDADES

Na atualidade não podemos negar o uso das diversas tecnologias em todos os espaços que nos permeiam. Estamos constantemente rodeados por todos esses recursos, nos trazendo diversas informações, numa velocidade acentuada, que na maioria das vezes nem conseguimos nos mantermos tão atualizados.

Através da Internet podemos em momento real acessar diversos canais a procura de informações que desejamos conhecer. Temos uma infinidade de redes que nos conectam com outros espaços tão longínquos geograficamente, que nos colocam a par dessas informações antes procuradas.

Também podemos realizar pesquisas, conhecer novas culturas, passear por diversos países, conhecer novas pessoas, ver alguns vídeos e uma série a mais de possibilidades.

Essa nova era midiática também está adentrando os espaços escolares. E não podemos mais negar o uso dessas diversas possibilidades dentro de sala de aula.

Os nossos alunos pertencem a essa nova geração, onde já estão plugados diariamente nesse novo espaço cibernético. Como vamos concorrer com toda essa tecnologia se não adequarmos as nossas salas de aula a essa nova geração.

O principal é buscarmos essas novas ferramentas e utilizarmos como recursos para auxiliarem no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. Com toda certeza as aulas serão mais atrativas, termos alunos motivos a aprender mais.

Ë claro que para que tudo isso aconteça, se faz necessário ter acesso a essa tecnologia no espaço escolar e o segundo ponto é que tudo depende do planejamento do professor. Tendo esses principais elementos, certamente estaremos promovendo aulas mais criativas, onde os nossos alunos possam desenvolver o senso crítico e amplie suas capacidades cognitivas.

Possibilidades Pedagógicas

Abaixo relacionaremos alguns itens importantes que podem auxiliar o professor a usar a internet como possibilidade de aprendizagem. Ë Claro que não se resume a esses itens, mas há outras possibilidades que devem ser exploradas.

 Programa VoIP, ou Voz sobre IP, sistema que possibilita a telefonia através da internet. O SKYPE pode ser baixado no site (www.skype.com). Esse programa possibilita conversar de um computador para outro de forma gratuita, podendo-se também transmitir a conversar por vídeo ou fazer teleconferências.

 Programa de navegação desenvolvido pelo Google (http://earth.google.com/intl/pt) permite que se navegue pelo globo com o mouse, vendo imagens de satélite da terra e aproximando-se dos locais que deseja explorar.

 Site de dicas da UOL apresenta diversos materiais educativos como: softwares educativos, jogos, apostilas e outras dicas importantes. Confira em: (http://sitededicas.uol.com.br/software.htm).

 "O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador."Para baixar o programa acesse: http://www.hagaque.cjb.net/Download Hagáquê

 WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1] .Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web. Acesse (http://webquest.org).

 O Moodle é uma ambiente de aprendizagem (AVA) que pode ser usado para gerir cursos ä distância ou para complementar atividades da sala de aula. O Software é gratuito e pode ser acessado no site (http://moodle.org).

 Site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem ser atualizadas com textos e imagens pelos administradores do blog e receber mensagens de seus leitores. Os blogs podem ser criados gratuitamente nas seguintes páginas ( https://www.blogger.com - blog.clickgratis.com.br – http://pt-br.wordpress.com - http://portal.comunidades.net).

 Materiais para enriquecer a sua aula você podem encontrar nos seguintes sites: Portal de Domínio Público pode baixar vídeos, textos, monografias, documentários, músicas e etc. WWW.dominiopublico.gov.br;

 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br.

 Site Vivência Pedagógica, dá diversas dicas de sites e projetos pedagógicos. http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojetos.

 O maior banco de planos de aulas. http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/.

 No Mundo dos Sites você encontrará uma relação de sites que abordam diversos temas: escolas literárias, movimentos, escritores brasileiros, portugueses, ingleses, poesias, textos críticos e as grandes obras do Brasil, Portugal e Inglaterra, livros de vestibular, referências para trabalhos escolares. http://www.mundosites.net/literatura/.

 O Guia da Mídia relaciona vários sites de literatura, livros, autores, relação de livrarias, sebos e muito mais. http://www.guiademidia.com.br/arte-e-cultura/literatura.htm.

 Os Tapetes contadores de Histórias produzem pesquisa e realizam sessões de histórias, oficinas a fim de despertar o interesse e o gosto pela leitura em crianças e joves. http://www.tapetescontadores.com.br/.

 Contar e recontar.para encantar!: Elementos Mágicos, como tapetes de contar histórias, a história da mala, avental, fantoches. (http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com).

 Leia no Educa Rede as mil possibilidades de usar o celular na sala de aula. (http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=420).

 O Vídeo na Sala de aula. Aqui você acessa artigos escritos por Moran. (http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm).

 TV e o Vídeo como recurso pedagógico. (http://www.caxias.rs.gov.br/nidi/_upload/artigo_101.pdf).

 TV Paulo Freire.( http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpaulofreire/).

 TV Escola o canal da educação. http://tvescola.mec.gov.br/.

 O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7). É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possam adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes.Sua tradução literal para o português fica: Criador de filmes do Windows. É suportado pelos sistemas operativos: Windows ME, Windows XP, Windows Vista e Windows 7.A demora para guardar um projeto também é uma das suas características. Após salvo, pode ser visto pelo Windows Media Player - extensões .avi e .wmv -, ou pode ser copiado diretamente para um CD/DVD.

 YOUTUBE. O mais popular site de vídeos na internet. Nele você encontra diversos vídeos e pode publicar os seus vídeos. (www.youtube.com).

 Crie agora o seu Videolog e entre para a maior comunidade de Videologgers do Brasil! Em até 30 segundos você cria o seu Videolog, personaliza, publica vídeos, favorita, divulga, cria a sua rede de relacionamento e muito mais. http://videolog.uol.com.br

Um comentário:

  1. OLÁ!VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS! SEU BLOG É TUDO DE BOM. SEUS TEXTOS SÃO ATUAIS E ATENDEM AS NECESSIDADES DE CONHECIMENTO DE MUITOS PROFESSORES.BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA.

    ResponderExcluir